PUBLICAÇÕES

Uma visão do impacto e mudanças para os negócios no Brasil e em Portugal. Conter a Covid-19 e o crescente custo humanitário é a prioridade de governos, empresas e organizações do terceiro setor.

Para as lideranças dessas empresas e organizações, existe um outro desafio: o home office. Não houve tempo para a preparação de “um escritório em casa” e as discussões sobre o “teletrabalho” certamente irão aumentar. Por sua vez, é preciso estar atento aos sentimentos dos clientes e consumidores para melhor compreender as suas expectativas, os rendimentos pós-pandemia e o comportamento de compras.

Este livro, escrito por Conceição Gonçalves e Alfredo Passos, dois profissionais acostumados a lidar com esses temas nos seus trabalhos regulares de Inteligência Competitiva para empresas, tem o objetivo de colaborar para essas reflexões e reafirmar o quanto essa metodologia pode contribuir nos próximos meses.

No Brasil, cerca de 90% das empresas são formadas por membros de uma mesma família. São negócios que começaram pequenos e, graças a uma gestão bem-feita dos fundadores, passam pela segunda, terceira e até quarta geração de profissionais.

No entanto, trabalhar com pessoas com os quais já há uma ligação afetiva e conhecimento prévio de suas capacidades nem sempre é fácil, justamente devido aos laços sanguíneos que, na maioria das vezes, pode fazer com que as pessoas se sirvam da empresa ao invés de servir a empresa. Com isso, apenas 15% destas famílias conseguem passar o patrimônio para a terceira geração.

Inteligencia Central: Origem e Evolução

Em maio de 2001, O Presidente George W. Bush determinou ao Diretor da Inteligência Central (DCI) comissionasse o primeiro estudo em profundidade, em três décadas, sobre a Comunidade de Inteligência da nação.

Os grupos de trabalho, designados pelo DCI George Tenet, encaminhou ao Presidente, seus achados sobre a forma como está mudando a ordem mundial e sobre a habilidade da Comunidade de Inteligência de responder aos desafios à segurança nacional e às oportunidades do Século 21.

A palavra “Tesarac” foi um neologismo criado pelo escritor Sheldon Allan “Shel” Silverstein. Sheldon, nasceu em 1930 e faleceu em 1999. Natural de Chicago (Estados Unidos da América). “Tesarac” passou a representar uma espécie de “parto histórico” um momento de devir (do latim devenire, chegar) que permite o nascimento de novos paradigmas – sociais, culturais e económicos. Enquanto o “Tesarac” está ocorrendo, a sociedade mergulha no caos e na confusão, até que uma nova ordem a recomponha. A palavra foi incorporada ao livro “The Guru Guide to Marketing: A Concise Guide to the Best Ideas from Today’s Top Marketers”, dos autores Joseph H. Boyett e Jimmie T. Boyett, 2002. O conceito como parte do titulo deste livro pretende representar a consciência de estarmos a vivenciar um momento de grandes mutações quer ao nível da ordem fenoménica quer ao nível da ordem mais profunda do homem enquanto Ser – Sujeito. Trata-se de um estado de embriaguês que concilia, ao mesmo tempo, o que existe e o que ainda não existe de uma forma nítida e está em estado evoluivel (Texto em Português de Portugal).

Prefácio: Prof. Dr. Alexandre Gracioso, ESPM. Capa: Aline Annunciato Ikeda

“Inteligência competitiva” se faz presente quando da elaboração de planos estratégicos, planos de marketing, planos de vendas e, principalmente, planos de desenvolvimento de negócios.

Recomendado para cursos de administração, comunicação social e marketing, para as disciplinas Inteligência Competitiva, Gestão Estratégica e Ambiente de Negócios Globalizado.

Publicação para empresários e profissionais de pequenas e médias empresas que buscam diferenciais e vantagens competitivas para suas empresas, produtos e serviços.

Leitura obrigatória para quem quer se preparar para um mundo dirigido pela maior participação das mulheres nas compras de produtos e serviços, Homem no Fogão e Mulher na Gestão mostra como as empresas devem antecipar movimentos de mercado e da concorrência diante deste cenário por meio de estratégia e inteligência competitiva.

“Entender os direcionadores do mercado, o comportamento de compra do cliente e as tendências é essencial para antecipar os movimentos do mercado e dos concorrentes, desenvolver produtos que vendam e alcançar a tão almejada inovação em marketing e vendas”, explica Alfredo Passos, especialista em Inteligência Competitiva e um dos autores do livro.

Junto com a professora Sandra Maria Martini, Passos percorre o universo da Inteligência de Mercado (Competitiva) e fornece ao leitor desde definições e conceitos a estudos de casos e técnicas de análise aplicáveis à Inteligência de Mercado, como Análise SWOT (Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades), cinco forças de Porter e matriz BCG (Boston Consulting Group).

Dividido em duas partes, o livro reúne os mais recentes artigos científicos, estudos de caso, conceitos, metodologias, teorias e exemplos práticos sobre Inteligência Competitiva, Inteligência Tecnológica e Inovação Aberta, e é indicado para empreendedores, proprietários de micro, pequenas e médias empresas, executivos, profissionais e estudantes interessados no assunto.

Este livro apresenta as principais estratégias, ferramentas e técnicas para implantação ou desenvolvimento de uma área de Inteligência Competitiva em empresas, por especialistas brasileiros.

Neste livro, você vai conhecer como se antecipar às ações dos concorrentes, prever mudanças de mercado, descobrir novos ou potenciais concorrentes, monitorar novas tecnologias, produtos e serviços que possam afetar sua empresa, além de monitorar as mudanças no ambiente externo, como: assuntos regulatórios, mudanças políticas, entre outras, minimizando os riscos na tomada de decisão.

A experiência dos autores neste tema, em empresas nacionais e internacionais, com unidades de IC implantadas, vai permitir que você compreenda os métodos de coleta e análise de dados para identificar e avaliar os pontos fortes e fracos de empresas concorrentes.

Além disso você pode aplicar as ferramentas e técnicas para transformar informações em inteligência e assim gerar ações com resultados para o negócio da empresa.

O leitor poderá identificar competidores existentes e emergentes, suas potenciais estratégias competitivas e por último comunicar as implicações, resultantes de análises que enriquecem o processo de tomada de decisão.

Foi em 1.999 que dois professores da ESPM, Alfredo Passos e Eduardo Rienzo Najjar, procuraram responder as várias perguntas de estudantes e profissionais sobre carreira e marketing pessoal.

Entre as perguntas estavam: o que é marketing pessoal? Devo fazê-lo? Planejar carreira? E se meu potencial não está sendo posto em prática? E para mudar de emprego? Qual o melhor caminho a seguir?

E foi assim que nasceu Carreira e Marketing Pessoal: Da Teoria à Prática, editado pela Negócio Editora.

Além da teoria o livro apresenta cases de sucesso entre empresários e executivos brasileiros, além de apresentar e discutir as opiniões de importantes profissionais especialistas em carreiras, educação e mercado de trabalho

Descubra agora as 03 etapas para minimizar os impactos nos negócios e voltar a crescer

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