Livros - Atelier Brasil

Atelier Brasil - Inteligência para gerar negócios

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Livros

Livro Digital: Inteligência Competitiva – A Construção de Mini Cenários, a Gestão de Alta Performance e OKR

Para que outros profissionais e empresas possam desenvolver o trabalho de Planejamento Estratégico e assim reconstruir e aumentar as vendas, reduzir os custos e analisar os riscos empresariais para os próximos meses, elaboramos esse livro digital.

Esse livro digital é o resultado de “Planejamentos Estratégicos” com aplicação de “Mini-Cenários”, realizados para empresas de segmentos econômicos e portes diversos e que muitos profissionais nos perguntam sobre como realizamos esse trabalho e sua metodologia.

Cenários, gestão e indicadores é o conjunto de conhecimentos de um grupo de profissionais da SCIP (Strategic and Competitive Intelligence Professionals) que trabalhavam com a construção de “mini cenários”.

Ou seja, em vez de pensar cenários para 5, 10, 15, 20 anos, eles faziam estudos de 6, 18 e 36 meses. E foram adaptando as melhores práticas de empresas (Shell), conceitos acadêmicos (Mintzberg) e a Estratégia do Oceano Azul, a esse trabalho.

Por isso, nesse momento de uma crise maior ainda que a de 2008, muitos profissionais que realizam, atualizam ou desenvolvem um Planejamento Estratégico, pela primeira vez, poderão se beneficiar.

Inteligência de Mercado e Competitividade

Os estudantes de pós-graduação do Senac São Paulo terão na disciplina Inteligência de Mercado e Competitividade, uma publicação especialmente preparada para eles/elas.

Inteligência de Mercado e Competitividade apresenta os conceitos de marketing, competitividade, valor para os clientes e inteligência competitiva e de mercado, relacionados aos aspectos de vendas e negociação.

Aborda, ainda, os impactos nas estratégias de marketing e vendas em um ambiente de negócios de rápidas mudanças e alta competição.

A obra também explica como a pesquisa de mercado apoia ações na direção correta para a construção de uma marca e sua reputação, bem como aumenta a competitividade empresarial, com resultados positivos para as equipes de vendas.

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

Aplicações de Marketing

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

Aplicações de Marketing apresenta estratégias de marketing direcionadas a segmentos específicos de mercado, como o esporte, o mercado de luxo, a cultura, a moda e a sustentabilidade.

Entre os temas abordados, estão os conceitos e benefícios que o marketing esportivo pode propiciar aos diversos atores; conceitos, significados e atributos relacionados ao produto de luxo; os segmentos do mercado cultural, a legislação de captação de recursos e o marketing cultural como estratégia e diferenciação da marca; os fundamentos de marketing aplicados ao mercado da moda; e as novas demandas dos consumidores e formas de gerar valor para os shareholders e para a sociedade por meio do marketing sustentável.

O capítulo final ainda explora fundamentos e princípios do marketing empresarial adaptados ao marketing pessoal, mostrando como desenvolver estrategicamente uma carreira.

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O depois de amanhã dos negócios: transformação digital para administradores

O Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva – GEIC do CRA-SP produziu o livro “O depois de amanhã dos negócios: transformação digital para administradores”, escrito pelos membros do grupo, em parceria com profissionais do mercado, e lançado pela Scortecci Editora.

Temas do livro: Nos 10 capítulos do livro, sendo dois deles escritos por autoras portuguesas, o leitor irá encontrar importantes conteúdos que levam à reflexão e ao conhecimento a respeito da transformação digital. Segundo o coordenador do GEIC, a obra começa com uma visão sobre o desafio tecnológico no qual vivemos, em decorrência da quarta revolução industrial, e a influência dessa transformação nas empresas, países, pessoas, sociedades e consumo.

A obra trata, ainda, do entendimento dos dados, como Big Data, Analytics, IOT (internet das coisas) e inteligência artificial. O que acontece no NONAGON – primeiro parque de ciência e tecnologia da região autónoma dos Açores, localizado na cidade de Lagoa, ilha de S. Miguel, também tem espaço no livro. Nesta parte é tratado como a transformação digital está sendo praticada nesse ambiente de parque tecnológico.

Nos três capítulos finais, os autores trouxeram importantes reflexões sobre inovação. “A primeira delas é sobre modelos de negócios disruptivos e a transformação digital. Já os outros dois capítulos são de fundamental importância, pois apresentam a metodologia BMX e a autoavaliação para todos aqueles que querem aprofundar sobre o assunto e saber qual o estágio que sua empresa está no processo de transformação digital”.

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Uma visão do impacto e mudanças para os negócios no Brasil e em Portugal. Conter a Covid-19 e o crescente custo humanitário é a prioridade de governos, empresas e organizações do terceiro setor.

Para as lideranças dessas empresas e organizações, existe um outro desafio: o home office. Não houve tempo para a preparação de “um escritório em casa” e as discussões sobre o “teletrabalho” certamente irão aumentar. Por sua vez, é preciso estar atento aos sentimentos dos clientes e consumidores para melhor compreender as suas expectativas, os rendimentos pós-pandemia e o comportamento de compras.

Este livro, escrito por Conceição Gonçalves e Alfredo Passos, dois profissionais acostumados a lidar com esses temas nos seus trabalhos regulares de Inteligência Competitiva para empresas, tem o objetivo de colaborar para essas reflexões e reafirmar o quanto essa metodologia pode contribuir nos próximos meses.

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No Brasil, cerca de 90% das empresas são formadas por membros de uma mesma família. São negócios que começaram pequenos e, graças a uma gestão bem-feita dos fundadores, passam pela segunda, terceira e até quarta geração de profissionais.

No entanto, trabalhar com pessoas com os quais já há uma ligação afetiva e conhecimento prévio de suas capacidades nem sempre é fácil, justamente devido aos laços sanguíneos que, na maioria das vezes, pode fazer com que as pessoas se sirvam da empresa ao invés de servir a empresa. Com isso, apenas 15% destas famílias conseguem passar o patrimônio para a terceira geração.

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Inteligencia Central: Origem e Evolução

Em maio de 2001, O Presidente George W. Bush determinou ao Diretor da Inteligência Central (DCI) comissionasse o primeiro estudo em profundidade, em três décadas, sobre a Comunidade de Inteligência da nação.

Os grupos de trabalho, designados pelo DCI George Tenet, encaminhou ao Presidente, seus achados sobre a forma como está mudando a ordem mundial e sobre a habilidade da Comunidade de Inteligência de responder aos desafios à segurança nacional e às oportunidades do Século 21.

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A palavra “Tesarac” foi um neologismo criado pelo escritor Sheldon Allan “Shel” Silverstein. Sheldon, nasceu em 1930 e faleceu em 1999. Natural de Chicago (Estados Unidos da América). “Tesarac” passou a representar uma espécie de “parto histórico” um momento de devir (do latim devenire, chegar) que permite o nascimento de novos paradigmas – sociais, culturais e económicos. Enquanto o “Tesarac” está ocorrendo, a sociedade mergulha no caos e na confusão, até que uma nova ordem a recomponha. A palavra foi incorporada ao livro “The Guru Guide to Marketing: A Concise Guide to the Best Ideas from Today’s Top Marketers”, dos autores Joseph H. Boyett e Jimmie T. Boyett, 2002. O conceito como parte do titulo deste livro pretende representar a consciência de estarmos a vivenciar um momento de grandes mutações quer ao nível da ordem fenoménica quer ao nível da ordem mais profunda do homem enquanto Ser – Sujeito. Trata-se de um estado de embriaguês que concilia, ao mesmo tempo, o que existe e o que ainda não existe de uma forma nítida e está em estado evoluivel (Texto em Português de Portugal).

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Prefácio: Prof. Dr. Alexandre Gracioso, ESPM. Capa: Aline Annunciato Ikeda

“Inteligência competitiva” se faz presente quando da elaboração de planos estratégicos, planos de marketing, planos de vendas e, principalmente, planos de desenvolvimento de negócios.

Recomendado para cursos de administração, comunicação social e marketing, para as disciplinas Inteligência Competitiva, Gestão Estratégica e Ambiente de Negócios Globalizado.

Publicação para empresários e profissionais de pequenas e médias empresas que buscam diferenciais e vantagens competitivas para suas empresas, produtos e serviços.

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Leitura obrigatória para quem quer se preparar para um mundo dirigido pela maior participação das mulheres nas compras de produtos e serviços, Homem no Fogão e Mulher na Gestão mostra como as empresas devem antecipar movimentos de mercado e da concorrência diante deste cenário por meio de estratégia e inteligência competitiva.

“Entender os direcionadores do mercado, o comportamento de compra do cliente e as tendências é essencial para antecipar os movimentos do mercado e dos concorrentes, desenvolver produtos que vendam e alcançar a tão almejada inovação em marketing e vendas”, explica Alfredo Passos, especialista em Inteligência Competitiva e um dos autores do livro.

Junto com a professora Sandra Maria Martini, Passos percorre o universo da Inteligência de Mercado (Competitiva) e fornece ao leitor desde definições e conceitos a estudos de casos e técnicas de análise aplicáveis à Inteligência de Mercado, como Análise SWOT (Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades), cinco forças de Porter e matriz BCG (Boston Consulting Group).

Dividido em duas partes, o livro reúne os mais recentes artigos científicos, estudos de caso, conceitos, metodologias, teorias e exemplos práticos sobre Inteligência Competitiva, Inteligência Tecnológica e Inovação Aberta, e é indicado para empreendedores, proprietários de micro, pequenas e médias empresas, executivos, profissionais e estudantes interessados no assunto.

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Este livro apresenta as principais estratégias, ferramentas e técnicas para implantação ou desenvolvimento de uma área de Inteligência Competitiva em empresas, por especialistas brasileiros.

Neste livro, você vai conhecer como se antecipar às ações dos concorrentes, prever mudanças de mercado, descobrir novos ou potenciais concorrentes, monitorar novas tecnologias, produtos e serviços que possam afetar sua empresa, além de monitorar as mudanças no ambiente externo, como: assuntos regulatórios, mudanças políticas, entre outras, minimizando os riscos na tomada de decisão.

A experiência dos autores neste tema, em empresas nacionais e internacionais, com unidades de IC implantadas, vai permitir que você compreenda os métodos de coleta e análise de dados para identificar e avaliar os pontos fortes e fracos de empresas concorrentes.

Além disso você pode aplicar as ferramentas e técnicas para transformar informações em inteligência e assim gerar ações com resultados para o negócio da empresa.

O leitor poderá identificar competidores existentes e emergentes, suas potenciais estratégias competitivas e por último comunicar as implicações, resultantes de análises que enriquecem o processo de tomada de decisão.

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Foi em 1.999 que dois professores da ESPM, Alfredo Passos e Eduardo Rienzo Najjar, procuraram responder as várias perguntas de estudantes e profissionais sobre carreira e marketing pessoal.

Entre as perguntas estavam: o que é marketing pessoal? Devo fazê-lo? Planejar carreira? E se meu potencial não está sendo posto em prática? E para mudar de emprego? Qual o melhor caminho a seguir?

E foi assim que nasceu Carreira e Marketing Pessoal: Da Teoria à Prática, editado pela Negócio Editora.

Além da teoria o livro apresenta cases de sucesso entre empresários e executivos brasileiros, além de apresentar e discutir as opiniões de importantes profissionais especialistas em carreiras, educação e mercado de trabalho.

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